Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Você tem o direito de ficar calado

Tudo o que disser pode e será usado contra você no tribunal

Publicado por Leandro Lopes
há 5 anos

“Você tem o direito de ficar calado. Tudo o que disser pode e será usado contra você no tribunal”. A frase é muito conhecida entre todos nós e tem sua origem nos Estados Unidos da América no caso Miranda Vs. Arizona, quando Miranda faz essa advertência.

No Brasil, o direito ao silêncio foi inserido em nossa Lei Maior, a Constituição Federal, que assim dispõe em seu Art. , LXIII: “o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado”.

Pois bem, um caso interessante e curioso sobre o direito ao silêncio ocorreu em um processo trabalhista julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. O testemunho de um fiel perante a Igreja Mundial do Poder de Deus foi utilizado contra ele no tribunal. Segundo o relato do fiel, ele saiu da condição de servente de pedreiro para a de empresário bem sucedido, proprietário de um dos maiores buffets de São Paulo e donos de carros luxuosos (Porsche, Jaguar, BMW Conversível e Lincoln Navigator).

No caso dos autos, o Reclamante buscava prosseguir com a execução para receber seus direitos trabalhistas contra uma empresa que alegava não ter meios para proceder a esses pagamentos.

Nessa persecução, apontou como sócio oculto da empresa o irmão do suposto dono e, na verdade, o real proprietário dela e de todos os bens. Juntou aos autos, inclusive, o testemunho citado acima, onde se comprova a participação dos sócios no Grupo Econômico.

O Relator do Recurso, Desembargador José Ruffolo, destacou que os bens elencados pelo Sócio no depoimento à igreja como seus, estão todos em nome do seu irmão, que interpôs o recurso de agravo analisado e, foi categórico ao não admitir que o Sócio faltou com a verdade:

Caso a tese apresentada pelo agravante fosse acolhida, teria sido zombeteiro o depoimento feito publicamente aos membros emocionados da congregação religiosa. As imagens registram que as pessoas choraram emocionadas ao ouvi-lo. Até o líder espiritual chorou!

Dessa forma, acolheu o Testemunho do Sócio e as usou contra ele e trouxe uma passagem bíblica para abrilhantar o julgado, afirmando que é obrigação do cristão pagar o que deve:

O Apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, Capítulo 13, versículos 7 e 8, ensina:

“Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Novo Testamento, edição dos Gideões Internacionais, página 320)

Ante a situação fática dos autos, não restaram dúvidas aos Magistrados, que reconheceram a responsabilidade dos sócios, haja vista a comunhão de interesses comerciais, com amplos poderes para gerir e administrar os negócios e o patrimônio das empresas, mantendo os bens penhorados para a garantia e satisfação dos débitos trabalhistas.

Publicado em: http://www.llopes.com.br/ultimas-noticias/132-voc%C3%AA-temodireito-de-ficar-calado-tudooque-disser-podeeser%C3%A1-usado-contra-voc%C3%AA-no-tribunal.html

  • Sobre o autorAdvogado LLopes Avogados
  • Publicações39
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10926
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-tem-o-direito-de-ficar-calado/705075917

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que se entende por "Aviso de Miranda"? - Elisa Maria Rudge Ramos

Lucas Jacob, Advogado
Notíciashá 2 anos

"Você tem o direito de ficar calado" - Frase ouvida em filmes pode virar regra em abordagens policiais após decisão do Supremo

Victor Hugo Valle, Estudante de Direito
Artigosano passado

Aviso de Miranda: Garantias aproximadas no Ordenamento Jurídico brasileiro

Aldir Henrique Silva, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 meses

Abordagem policial: lei, jurisprudência e impactos no Brasil

Amanda Diniz, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Quinta Emenda à Constituição dos Estados Unidos da América e o Direito à não autoincriminação.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O pai nosso diz Perdoai nossas dividas no original depois modificaram o que o Mestre disse Perdoai nossas ofensas no mesmo sentido que o perdão da divida seria uma ofensa , Eu diria que Certa vez apresentaram uma moeda com a esfinge de Cesar e disseram Senhor a quem pertence essa moeda o Mestre disse disse DAI A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS

PORTANTO NÃO MSTURE AS COISAS DA TERRA COM AS LEIS ESPIRITUAIS . É errado utilizar meios bíblicos para satisfazer o ego das pessoas ,aqui na terra. continuar lendo

quando deve ser dito a lei de miranda? tenho esta duvida. tenque ser informado quando vai algemar o cidadão? continuar lendo